Disco traz registro inédito de Ella Fitzgerald no Hollywood Bowl

Disco traz registro inédito de Ella Fitzgerald no Hollywood Bowl

Dificilmente haveria uma maneira mais apropriada em festejar os 100 anos, completados em 2022, do Hollywood Bowl do que lançar um registro histórico e inédito da cantora Ella Fitzgerald, gravado há 64 anos no próprio Hollywood Bowl, um dos locais de concertos mais icônicos da história dos Estados Unidos.

A preciosidade gravada em Los Angeles ficou guardada todos esses anos nos arquivos pessoais do produtor Nornan Granz, criador da gravadora Verve e dos famosos concertos Jazz at the Philharmonic, que fizeram história nas décadas de 1950 e 1960.


O álbum intitulado Ella at the Hollywood Bowl: The Irving Berlin Songbook traz a cantora interpretando 15 temas compostos por Berlin. Na apresentação, que aconteceu meses depois da cantora lançar um songbook de canções de Berlin, Ella está acompanhado de uma orquestra regida por Paul Weston, que trabalhou com a cantora no songbook. Entre os temas, estão clássicos como “How Deep Is The Ocean”, “Cheek To Cheek,” “Top Hat,” “I’ve Got My Love To Keep Me Warm,” “Heat Wave,” e “Puttin’ On The Ritz.”

Ella Fitzgerald fez várias apresentações no Hollywwod Bowl ao logo de cinco décadas, todas com casa cheia e um público hipnotizado pela majestosa voz da First Lady of Song. A última aconteceu durante o Playboy Jazz Festival, em 1996. Mas nenhuma com uma orquestra deste porte. Diante de tantos predicados, ouvir a gravação realizada em 16 de agosto de 1958, com Ella no auge de seus 40 anos, será uma experiência inesquecível e emocionante.

BBC Vaults

Em 2010, foi lançado um outro registro importante da cantora. O álbum duplo Best of BBC Vaults traz quatro apresentações da cantora em solo britânico em diferentes momentos de sua carreira, incluindo apresentação no Ronnie Scott’s (1974) e no festival de Montreux (1977).

As gravações, muitas nunca lançadas em disco, têm no repertório temas como “One Note Samba”, “Come Rain Or Come Shine”, “Good Morning Heartache” e “The Man I Love”. Ella é acompanhada por Tommy Flanagan, Joe Pass, Keter Betts e Ed Thigpen. Além do CD com 18 músicas, a edição também traz um DVD com 35 temas interpretados pela cantora e registrados em vídeo.